sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

# Eventos # Literatura

Debates, Exposições e Curadoria na Semana Literária do SESC

Foto: SESC

O SESC possui uma série de projetos ao longo do ano na área de Artes Cênica, Artes Visuais e do cinema e segundo o Analista em Literatura e Cultura Popular, João Bosco, a ideia de organizar a Semana Literária surgiu a partir da necessidade de dá visibilidade a Literatura, não somente por meio de palestras, mais também a partir de atividades como ocorreu em várias unidades do SESC, a exemplo o Sarau Poético e apresentação musical.

A direção apoiou a ideia da Semana Literária e começaram a pensar como seria, a partir disso, tiveram a sugestão de colocar Antônio Carlos Viana como tema para ser homenageado. Porque em 2016 ele iria compor uma das mesas no projeto Pé de Página - Circuito Sesc de Literaturas, cujo objetivo foi promover por meio de itinerância, em âmbito nacional, autores de várias categorias da literatura brasileira. No entanto, Carlos Viana faleceu uma semana antes.

Para Woney Nascimento, um dos organizadores do evento, o tema da Semana Literária "Diálogos e Convergências" tem o sentido de proporcionar ouvir opiniões e experiências diferentes, para haver troca de ideias e debates. Durante esta semana, o SESC trabalhou com performance e exposição, pois todas manifestações artísticas cabem na literatura. 


Houve também mesas compostas por jornalistas, escritores, poeta, roteirista, entre outros, ao longo da semana, a exemplo quarta, 29/11 Mesa Diálogos com o tema: Literatura e jornalismo Cultural, composta pela Jornalista e ativista cultural Ilma Fontes, jornalista e poeta Amaral Cavalcanti e o escritor Luiz Eduardo Oliva 

A participação do público no evento surpreendeu os organizadores, pois o auditório lotou no primeiro dia, segunda-feira, 27/11, apesar de ter ocorrido outros eventos no mesmo horário.

                                Foto: SESC

Houve a exposição por meio da curadoria da coleção Antônio Carlos Viana, para representar um pouco de suas obras a partir do recorte de pontos que dialogam com o documentário e sua vida, a curadora responsável pela ideia foi Vanderléa Cardoso, formada em Artes Visuais e contribuição de Alan Adi.




A exposição foi aberta ao público na segunda-feira, 27/11 as 18h no SESC Centro e vai permanecer até o dia 07/12. A entrada é franca. Várias pessoas já visitaram, inclusive o colégio Dom Luciano e os alunos amaram conhecer mais um pouco sobre Antônio Carlos Viana, pois o documentário proporciona ouvir sua trajetória, enquanto a curadoria mostra recortes de suas obras e o prêmio Jabuti. Tudo isso permite uma experiência única e satisfatória despertando o interesse em suas obras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário