terça-feira, 5 de dezembro de 2017

# Editora # Eventos

A Editora Chita Cartonera chega em Sergipe e será lançada nesta quarta, 06


Olá, gente linda, vejam essa novidade e aproveitem para marcar presença. Vocês não podem ficar de fora deste lançamento.

A Editora Chita Cartonera será lançada nesta quarta-feira, 06, as 18h no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, centro da cidade.

No evento, o público poderá adquirir cada um dos três livros por apenas 20 reais, além de ter a possibilidade de autografa-los no espaço. A noite ainda contará com apresentações artísticas referentes aos três livros publicados com performances musicais e teatrais, que serão realizadas no Teatro João Costa, no próprio Centro Cultural.

Projeto Cartonero



A editora chega em Sergipe em uma situação similar à que originou o movimento cartonero na Argentina, em 2003. Naquela época, o país passava por uma crise político-financeira e os livros com capa de papelão eram uma forma de viabilizar o escoamento da produção literária, frente às grandes corporações do ramo.
"A gente quer superar essa crise política e econômica com criatividade", diz a integrante da editora Marianna Viana. "Para isso, ressignificamos o papelão e fazemos dele não só a capa de um livro, mas também uma peça única de ilustração, pintura, gravura e tantas possibilidades de técnicas que são infinitas", completa Vianna.

Livros editados

A pluralidade não se resume apenas às possibilidades de capas, perpassa também pelo conteúdo das peças editadas pela Chita Cartonera. Uma das obras é "Bolor", uma ficção poética que já era conhecida do público através do Facebook do autor Euler Lopes. A obra, de viés moderno, traz ao público uma escrita diferente de Lopes, conhecido por seus textos teatrais. Mais tradicional, "Cacimbas" é uma reunião de contos e crônicas do imortal da Academia Lagartense de Letras, Joaquim Prata. A peça dá visibilidade a escritores de uma outra faixa etária e ainda do interior do estado. Já "Coração Despovoado" tem um outro gênero, a poesia. O livro é escrito por uma mulher, Débora Arruda, que é uma figura que já está no cenário artístico e traz ao livro uma compilação de temas que são vividos no país. Sendo este o primeiro livro da poeta, seria interessante passar adiante a sua obra para outros grupos.


"A escolha destas primeiras obras faz com que elas sejam mostradas a outras pessoas, outros grupos, de maneira a mesclar o público dessas três obras, possibilitando o diálogo entre eles", disse Ana Rita, responsável pela editoração da Chita Cartonera.


5 comentários:

  1. Que legal, editora nova chegando no espaço! Pena que moro muito longe, senão compareceria sim no evento :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal mesmo!Estou ansiosa para conhecer essa editora!

      Excluir
  2. Que novidade ótima :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Nunca ouvi falar nessa editora, mas é sempre bem vinda ao nosso mundo.
    E que venha mais para o nordeste! Para o Brasil!

    Abraços,
    Natalia
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei a novidade, parece um evento bem legal
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir