segunda-feira, 19 de março de 2018

Resenha: O Menino do Pijama Listrado





Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Páginas: 189
Editora: Cia Das Letras

SINOPSE

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

RESENHA

O livro conta a história do menino Bruno e sua família que vivia em Berlim, Alemanha e tiveram que se mudar para uma cidade estranha e distante. O pai dele era soldado e conseguiu um cargo alto de comandante e mantinha relação próxima do governo. Porém, isso não agradava a todos.
O livro é surpreendente e desde o início não deixa nenhuma pista de como será o final e para a curiosidade do leitor a partir do capítulo 12 começa a entusiasmar e lançar curiosidades a todo o momento, pois no decorrer acontecem fatos marcantes.

Na casa do comandante sempre havia jantar de negócios e ele exigia um comportamento exemplar dos filhos e familiares, mas sua mãe, a avó de Bruno não suportava a posição do filho, isso a deixava triste e desapontada.

Certo dia Bruno, o seu pai, a mãe e a irmã Gretel se mudaram para uma cidade chamada Haja-Vista. Ao chegar a sua nova casa sentiu uma decepção com o lugar e tudo que rondava o ambiente, pois não compreendia o fato de haver uma cerca separando as pessoas e tudo que acontecia era incompreensível para uma criança de apenas nove anos. Suas lembranças com seus amigos entristeciam, pois deixou seus melhores amigos para trás.
O menino observava o ambiente pela janela do quarto, mas não entendia aquela divisão entre as pessoas. Eram soldados e indivíduos vestidos de pijamas. Sua vontade de obter respostas era constante, porém seus pais haviam proibido de circular fora da casa e de fazer qualquer comentário. A cada dia se sentia mais solitário e não podia contar com a irmã porque ela era mais velha alguns anos e se sentia adulta e debochava de suas atitudes.

Cansado de ficar em casa Bruno resolve colocar as botas e sair para explorar, pois era uma de suas preferências quando vivia em Berlim. Ele amava explorar os locais e fazer descobertas, mas desta vez teria que ser cuidadoso para não ser visto por ninguém, principalmente pelos soldados. Após andar por mais de uma hora já desapontado descobre um vulto e ao se aproximar ver uma criança do outro lado da cerca. Para sua alegria ambos conversam e se inicia uma amizade sem que sejam descobertos.

A família de Bruno não comenta nada para que as crianças não saibam dos acontecimentos naquele local e mantém contato somente com soldados, inclusive fazem jantar e convidam alguns. Gretel em sua fase de pré-adolescência foca apenas em sua beleza e em seus cabelos e finge está bem. O clima vive sempre tenso e estranho, como se não houvesse nada agradável e a mãe de Bruno não se anima com a vida atual.

A relação familiar não estava bem e a mãe de Bruno queria sair daquele ligar e voltar a sua vida normal, mas o comandante não podia retornar para Berlim. O menino com seu novo amigo planejavam fazer novas descobertas mesmo sem saber do perigo que o aguardava, pois não tinha conhecimento dos fatos.

Quando a mãe de Bruno estava com tudo pronto para retornar a sua antiga casa acontece algo inesperado que abala toda a família e infelizmente nada voltara a ser como antes. O fato mais incompreensível e aterrorizante acontece em sua família e nem mesmo os soldados conseguem desvendar tamanho mistério. O comandante fica desolado e Gretel chora todos os dias.

Quais motivos levaram a mudança da família de Bruno para uma cidade distante?
O que o comandante fazia de tão desprezível que a própria mãe não o apoiava?
O que houve na família de Bruno que chocou a todos e desolou o comandante?

Leia O Menino do Pijama Listrado e descubra respostas para todas essas perguntas e se emocione com o final surpreendente e triste.


Um comentário:

  1. Amei a dica de liro Iza, tô numa vibe de livros desse gênero!

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir