quarta-feira, 25 de abril de 2018

Resenha: Reencontrar a Esperança



LIVRO: Reencontrar a Esperança
Editora: PAULINAS
Páginas: 168
Autores:Kathryn James e Helene Cote
Nota: 4

SINOPSE:
Este livro se destina às pessoas que estão passando por momentos de depressão e outros problemas emocionais e precisam encontrar um meio de sobreviver. Oferecendo sua própria experiência como referência, a autora explica que a dor pode nos ajudar a crescer em nosso relacionamento com Deus e com nós mesmos. Ela, então, compartilha as ferramentas e revela o caminho a percorrer para recuperar uma vida com esperança e alegria. Cada capítulo apresenta uma mesma estrutura que inclui elementos para uma experiência que sustente a cura e a mudança transformadora: histórias e imagens, reflexões sobre as Escrituras, perguntas para uso pessoal ou em grupo, experiências contemplativas e exercícios de cura.
RESENHA:


O livro "reencontrar a esperança" tem uma linguagem simples e de fácil compreensão, que transmite proximidade com a realidade do seu público leitor. Está dividido em capítulos e de forma hierarquizada com o intuito de aproximar o leitor do contexto narrativo. É um livro que envolve conceitos religiosos, emocionais e espirituais aliado a psicologia, assim consegue visualizar a raiz geral dos problemas que envolve a sociedade e coloca as pessoas em um patamar de aprendizado e evolução dos pensamentos a partir das práticas sugeridas pela narrativa.

Ao falar dos problemas principais que prendem o psicológico e coloca muitas pessoas em cárcere emocional, são citados perdas de parentes, problemas financeiros, depressão entre outros e para se libertar dessas situações o tratamento emocional parte da análise da situação, escuta, avaliação, descanso, controle e muito mais. Esse princípio parte da forma que cada um pode buscar se aproximar de Deus e solicitar sua ajuda de forma afirmativa, com orações, pensamentos positivos e ouvir ao que Deus tem a dizer de forma pura e receptiva.

Um dos pontos que gostei no livro foi a parte de criar uma lista concreta, com o que é importante para garantir a saúde emocional, física e espiritual, assim ajuda as pessoas a se planejarem para seus objetivos futuros de forma mais realista. Porém, ao propor que coloque apenas coisas que serão alcançadas dentro de sua estrutura de organização para evitar uma desilusão e fracasso em minha opinião não é dessa forma que se alcança o sucesso, pois as realizações só são possíveis se correr riscos e o fracasso não é o fim e sim um novo começo para ampliar a visão e elaborar um projeto mais concreto e com estratégias diferentes.

Infelizmente, muitas pessoas vivem na escuridão por temer o futuro e não se mover para colocar tudo que deseja em prática e isso gera mais insegurança. O livro trabalha a relação dos problemas com passagens bíblicas e tenta solucionar e guiar por meio de passagens bíblicas e concelhos teológicos aliados a psicologia, isso para muitas pessoas pode ser um meio de buscar seu desenvolvimento e solução dos problemas, se colocado em prática com maior aprimoramento e mais pesquisas sobre o assunto. Então uma dica do livro é orar e ouvir o que o universo propõe de novo para sua vida, para que assim possa criar uma nova imagem em seu subconsciente e encontrar forças para libertar a mente de qualquer pensamento negativo.

3 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha Iza, gosto de livros que abordem essa temática :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não é o tipo de livro que eu gostaria de ler no momento, mas eu amei sua resenha!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2018/04/top-5-novidades-da-semana_27.html

    ResponderExcluir
  3. Oie,

    Não é o tipo de livro que costumo ler, mas gostei da premissa.
    Vou por na lista.
    Bjs e um bom Domingo!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir