domingo, 22 de julho de 2018

# Livro # Resenha

Lembranças de Menina: Momentos Marcantes



Parte I: Lembranças de Menina
parte II: Momentos Marcantes
Autora: Tatiana Belinky
Páginas: 42
Ilustração: Ana Maria Moura
Editora: Paulinas
Nota: 4/5
Olá queridos, hoje trago a resenha dessa autobiografia bem encantadora visualmente, que traz relatos incríveis. Espero que gostem. 

SINOPSE
Um livro-álbum no qual são relatados momentos marcantes da vida de Tatiana Belinky e suas lembranças da meninice. Ao escrever essa obra, a autora divide com seu leitor um pouco do muito que viveu ao longo dos seus 94 anos de vida. Considerado por ela, uma autobiografia "não autorizada", essa obra traz à tona os principais acontecimentos de sua vida recontados em forma de crônicas que, em meio às entrelinhas, nos encanta e nos torna cúmplices de momentos singulares que ocorreram no passado, mas que ainda continuavam muito presentes para Tatiana e que com imenso prazer e generosidade ela divide conosco. 

Essa obra póstuma também propicia ao leitor o contato com uma série de manuscritos que foram selecionados por ela mesma, que pertencem ao álbum que ganhou quando fez 15 anos, são dedicatórias de familiares, admiradores, colegas e professores. Sensível e extremamente produtiva, sem dúvida, essa foi uma forma que Tatiana encontrou de fazer com que suas emoções extrapolassem a dimensão de seu pensamento, e ficassem para sempre junto daqueles que ela tanto estimou, seus leitores. Ana Maria Moura fez um trabalho primoroso ao utilizar vários recursos na ilustração dos textos, criando no leitor uma expectativa, uma curiosidade que os segue até a próxima página.
RESENHA
O livro lembranças de menina, escrito por Tatiana Belinky mostra sua autobiografia de forma leve e ilustrativa, que deixa a leitura muito confortável. E traz relatos de toda sua vida e mostra detalhes de seu álbum que ganhou aos 15 anos. Além disso, mostra fotos de seus familiares, amigos e pessoas que fizeram parte de sua trajetória, o que aproxima o leitor da sua história de vida.

O livro está dividido em duas partes, como se fosse duas histórias, pois em uma parte detalha suas lembranças da juventude e todos que fazem parte de suas memórias e na outra traz momentos marcantes de sua jornada, desde a sua infância até a velhice, ou seja, tudo que marcou sua vida se encontra em Momentos Marcantes, que também é ilustrativo e de fácil compreensão.

A história como um todo traz momentos emocionantes e que aproxima a vida do leitor, pois possui relatos de família que toca o coração de quem ler e faz se sensibilizar com o momento. É uma autobiografia em forma de contos rápido, que não cansa, pois inicia e finaliza o período rapidamente e logo conta outro fato que desperta curiosidade a respeito do desfecho. Em alguns momentos, senti o desejo de finalizar alguns contos para não se sensibilizar com o relato, porque são histórias profundas e marcantes.

Histórias de menina para mim foi mais uma leitura visual, por vê os manuscritos e fotos e querer criar as imagens em minha mente, já momentos marcantes me despertou várias sensações como se eu estivesse tentando voltar há um passado de regressão, por querer saber mais sobre a família da autora e não ter os detalhes desejados. Então fiquei impaciente e angustiada com alguns dos relatos de seus momentos, que marcaram sua vida por esperar mais detalhes.

Esse tipo de leitura é algo novo para mim, pois nunca fui fã de autobiografia e acabou sendo um desafio realizar essa leitura e olhar as duas capas do livro, uma com imagem de menina e outra já aos 94 anos. Foi algo bem diferente do habitual e interessante, por se tratar da vida da mesma pessoa que conta a história. 

É o tipo de leitura ideal para um momento de reflexão e paciência, por não trazer nada inusitado e nem curiosidades ou paz de espírito... Esse tipo de livro é mais para quem está com vontade de ter um olhar histórico e busca ver seus próprios antepassados sendo representados ao longo da leitura. Foi dessa forma que consegui visualizar todo conteúdo.

Um comentário:

  1. Parece ser um livro bem interessante, gostei muito da sua resenha :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir